Buscar
  • Revista Traços

23 de abril. Dia de que?


E aí pessoal. Sabem o que é comemorado no dia 23 de abril, além de São Jorge e Ogum? Sim? Não? Bem... amanhã é o Dia Mundial do Livro, ou simplesmente Dia do Livro. Além de homenagear o objeto livro, a data também homenageia o Dia dos Direitos do Autor, tão menosprezados e desvalorizados pela maioria das editoras e pessoas. Além disso o Dia do Livro é usado na tentativa hercúlea de conscientizar as pessoas sobre os prazeres e a importância da leitura. Aliás, mais alguém ama cheiro de livro e cheira as páginas, independente do livro ser velho ou novo? 🙂


Uma tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril, e parece ter influenciado a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.


O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega.

23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.


E aí? Que livro você está lendo neste momento? Aqui na Revista Cultural Traços as paixões da vez são Emily Dickinson, Yasunari Kawabata, Dalton Trevisan, Nelson Rodrigues e Rubem Fonseca. Uma paleta de amplo espectro nesta diversidade de cores e nuances chamada literatura.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assim