Buscar
  • Revista Traços

Obra completa do “Poetinha” à disposição na internet


Em 9 de julho de 1980, um dos grandes gênios da palavra partiu, mas sua obra imortal poderá ser conferida a partir de 27 de maio no Acervo Digital Vinicius de Moraes. No site criado para o projeto, será possível acessar os milhares de documentos originais de Vinícius de Moraes, digitalizados pela VM Cultural, com patrocínio do Ministério do Turismo e do Itaú.

Até o final da década de 89, o acervo pessoal de mais de 11 mil documentos, entre manuscritos e datiloscritos, totalizando mais de 34 mil imagens digitalizadas, era bem cuidado por suas irmãs Lygia e Laetitia de Moraes, na casa do poeta, na Gávea, bairro da Zona Sul carioca. O material foi doado pela família a partir do final da década de 80 ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde estava disponível desde 1992.

O objetivo é preservar a memória da cultura brasileira, incentivar a pesquisa e democratizar o acesso à obra do artista a pesquisadores, professores, escritores, músicos, artistas e para o público em geral. O projeto foi idealizado por Julia Moraes, com coordenação técnica e design de Marcus Moraes, respectivamente neta e sobrinho-neto de Vinicius.


Obra completa de 50 anos

Poeta, compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata carioca, Vinicius de Moraes (1913-1980) tem uma trajetória extensa e brilhante em todas as áreas em que atuou. O conteúdo disponibilizado traz detalhes sobre o processo de criação do poeta em anotações, correções, trechos refeitos ou cortados. O acervo está dividido em três grandes séries: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos.

Os documentos poderão ser consultados por meio de um sistema de buscas on-line. Revisado e atualizado, o inventário completo do acervo estará disponível gratuitamente para download em PDF, permitindo uma busca off-line também. Criados para o projeto, o podcast Caderno de Leituras Vinicius de Moraes e o mini-doc Acervo Digital Vinicius de Moraes também estarão disponíveis no site.


com informações de diariodoporto.com.br

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Meu verbo